Dimensão Profissional

Me chamo Diogo de Castro Lopes, comecei minha vida profissional em 1999 e na área de tecnologia em 2001. Em 2003 cursei Análise e Desenvolvimento de Sistemas, noturno, concluindo o curso em 2005. Nesse mesmo período fiz estágio na Microsiga atual TOTVS tendo uma sólida formação profissional teórica e prática através do programa Futuro Programado Microsiga.

Durante o estágio na Microsiga/Totvs tive a oportunidade de trabalhar diretamente com Ernesto Haberkorn, fundador da empresa no programa Microsiga/Totvs dá Educação.

Após esse período estudei a linguagem de programação JAVA presencialmente, que estava em alta naquela época na CAELUM, atual ALURA em 2009 até 2010 onde busquei certificar-me como Analista Programador na Academia Java.

Com este conhecimento desenvolvi diversos projetos de softwares sob demanda entre os anos de 2010 até 2014 para universidades e empresas públicas como UNESP, UNIFESP, EMBRAPA, SEBRAE e PESAGRO. Nesse momento aprendi sobre a a importância da cultura ágil.

Em 2019 realizei o Bootcamp da Rocket Seat estudando as trilhas de NodeJs, React e React Native. Durante esse período trabalhei no Banco do Brasil onde aprendi sobre Microserviços em um projeto onde utilizamos o recém lançado framework Quarkus (concorrente Java para o NodeJs).

Na Alura estudei VUEJS me tornando um Desenvolvedor FullStack com conhecimentos de boas práticas, padrões de arquitetura e engenharia de software orientado objetos do período que trabalhei com JAVA.

Tenho investigado muito como a cultura de métodos ágeis e a gerência de produto juntamente com princípios e práticas devops podem gerar resultados e impactos positivos em projetos/produtos digitais iniciais.

Estudei Gerência de Produto (PM) aplicando na Bossa Box com Squads no Bossa Box Labs, onde, fomos premiado no primeiro desafio lançado pelo Lab.

Com essa trajetória tenho me interessado em aprofundar práticas de gestão de entregas e de produto em equipes que buscam criar inovações digitais de impacto de forma ágil por meio de grupos multidisciplinares e colaborativos de trabalho (Squads).

Como Fundador da empresa Aequalis Arquitetura e Engenharia de Software recruto e coordeno equipes de desenvolvimento de plataformas sob demanda.

Em 2022 pude cooperar com um projeto de desenvolvimento de uma Fintech nacional para um grande banco na área de crédito consignado.

Lançamos em apenas cinco meses uma plataforma avaliada em R$ 30 Milhões utilizando arquitetura Microserviços, Cloud Native, Type Script e VueJS.

Empreendedorismo

Sou sócio-fundador da empresa familiar Loopes desde 2005.

Estive na Incubadora de base tecnológica Prospecta da UNESP – Universidade Estadual de São Paulo por seis anos (2007 até 2013) graduando duas empresas de inovação.

Sou um dos Co Fundadores da plataforma Gondola Segura, que tem o propósito de promover impacto sócio ambiental em cadeias produtivas agrícolas orgânicas.

A empresa Aequalis Arquitetura e Engenharia de Software criada a partir da Loopes, em 2008, para conceber a plataforma Gôndola Segura recebeu aporte da FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos através de um edital do Ministério da Ciência e Tecnologia em 2009 e teve sua primeira captação para investidores anjos em 2012.

Sou um dos membros fundadores da Associação Parque Tecnológico de Botucatu desde 2011 cooperando com o processo de construção do Parque durante o período de incubação de nossas empresas.

Desde de lá tenho o papel de Tech Lead na Gondola Segura e Product Manager na FLEXAGRO.

O objetivo da Gôndola Segura tem sido promover a estruturação de processos de gestão, automação e integração de cadeias produtivas através de um ERP, CRM e BI, herança do período de estágio na Totvs.

Como resultado caminhamos para aumentar a oferta de alimentação orgânica e rastreada beneficiando diversos produtores rurais familiares.

Nosso job-to-be-done é através de um incentivo tecnológico e metodológico incidir na gestão dos produtores rurais familiares para que eles aumente sua produtividade e por conseguinte alcancem uma melhor renda, impactando também a saúde do consumidor

Mas a Gôndola Segura não para aí. Além de ter uma visão de futuro de digitalizar, automatizar e integrar cadeias produtivas queremos impactar também positivamente setores estratégicos.

Isolamos o Financeiro/Faturamento da plataforma Gôndola Segura e criamos uma ferramenta de gestão de cobranças genérica, a SUPERPAY, que de tão eficiente cresceu exponencialmente.

A FLEXAGRO é outra semente, plataforma de gestão ERP que utiliza o Gôndola Segura como ferramenta white label gerenciando diversas cadeias produtivas tendo a rastreabilidade como um rigoroso instrumento de conduta.

Dimensão Vocacional

Tenho realizado há pelo menos dez anos papéis de consultor, mentor, facilitador e liderança em projetos específicos que me motivam em diversas áreas:

Consultor de um programa de conflito entre o Governo Colombiano e as FARC através de um programa das Nações Unidas (ONU) em 2015.

– Facilitador de governo municipal do município de Manta no Equador em projeto pós desastre em 2016

– Assessor especialista do Ministério Público do Distrito Federal em 2018 em projeto com lares sociais

Facilitador sênior do Ministério da Educação em evento com 900 coordenadores pedagógicos em 2018

Com Facebook e Artemísia como mentor de um programa de impacto social por dois anos seguidos, 2019 e 2020 com foco em mentorias para startups de impacto sócio ambiental

– Participação junto ao Papa Francisco num projeto de transformação da Economia como Facilitador em 2019.

Mentor do Campus Party em 2019 para startups fintech do Banco Afro.

Facilitador no Impact Hub Brasília em 2019 para o programa LAB Financeiro premiado pela Fundação Banco do Brasil realizado pelo Instituto Caixa Seguradora

– Mentor no Impact Hub São Paulo em programas do SICREDI e IdeiaGovSP em 2022

Dimensão Pessoal

Dedico-me agora ao estudo da parentalidade positiva, já que tenho a função de Pai de Janaka Rishi e Sitarani.

Isso me levou a fazer psicanálise para reconectar com minha infância e compreender como transcender limitações e bloqueios cognitivos e emocionais relacionados com a vida familiar.

Sou estudante da bhakti yoga, dedicando-me diariamente aos métodos da prática espiritual compartilhadas por Srila Abhay Charanaravinda Bhaktivedanta Swami Prabhupada.

Em 2015 me iniciei na ordem Gaudiya Vaishinava.

Passei três anos como monge estudando sânscrito e a filosofia vedanta viajando à Índia e recebendo iniciação bramínica (sacerdote).

Uma outra dimensão de minha vida pessoal é que tenho me aventurado desde de muito jovem em compor canções e arranjos. Toco instrumentos de cordas, percussão, piano e sopro. Estudei formalmente Guitarra, Flauta e Sax Alto.

Já participei como produtor executivo de produções de álbuns de alguns cantores e cantoras nacionais e internacionais. Sendo por cinco anos nos períodos de férias, responsável por organizar, financiar e apoiar a produção dos trabalhos destes artistas.

Voluntarismo

Na área do voluntarismo desde de cedo senti essa necessidade de oferecer meu tempo de forma desinteressada em causas que tivesse acesso.

A primeira experiência foi aos dezenove anos na Universidade Mogi das Cruzes onde iniciei um projeto social para pessoas carentes oferecendo aulas de Judô.

O projeto que iniciou com 24 crianças hoje atende mais de 600. Pratico Judô desde dos 14 anos de idade.

Foi com o Judô que aprendi a respeitar o esforço, a disciplina e o respeito, bem como foi através do esporte que tive a oportunidade por meio de uma bolsa de estudos cursar a Faculdade de Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas na Universidade de Mogi das Cruzes, campos Villa Lobos.

Já com vinte oito anos voltei ao voluntarismo agora na área ambiental. Assumi a representação legal da Associação de Preservação e Recuperação de Mananciais Nascentes localizada no Bairro Demétria de Botucatu/SP.

Estando nesse papel desempenhei diversas funções por quatro anos como:

– Conselheiro municipal de defesa do meio ambiente e
– Conselheiro municipal de segurança alimentar

Durante esse período realizei diversas ações de Advocacy sendo o Código Municipal Ambiental a legislação mais importante do município aprovada depois de vinte e cinco anos de espera por meio de um trabalho sério e focal por nossa Associação.

Recebi da Câmara Municipal de Vereadores de Botucatu/SP município onde a Associação Nascentes está localizada uma menção de congratulações por um projeto de recuperação de um manancial no ano de 2014.

Entre o período de 2015 até 2019 estive como voluntário de um projeto chamado Universidade de Sabedoria Ancestral localizado na Serra Nevada da Colômbia.

Através desse projeto pude viajar por doze países realizando encontros, conferências e palestras.

Durante este processo desenvolvi uma formação de facilitadores de projetos colaborativos.

Nesse movimento conheci minha esposa Laura Rengifo, e criamos a Mentoria Orgânica, um coletivo de facilitadores que tem como objetivo acelerar transformações sócio-ambientais através de interações coletivas e métodos colaborativos.

Juntos treinamos mais de 500 facilitadores em mais de dez países em métodos de governança dinâmica, comunicação assertiva, protagonismo e novas economias.

Razão de Ser

Um mosaico de momentos que relacionei com a filosofia IKIGAI onde a razão de ser está no centro, entre quatro dimensões: Paixão, Missão, Profissão e Vocação.

Profissão: Analista Programador / Tech Lead / Gerente de Produtos / CTO

Paixão: Instrumentista/Composição, Ativismo e Aikidô/Judô

Vocação: Empreendedor Social, Facilitador e Mentor

Missão: Bhakti Yoga, Homa Terapia, Cultura Regenerativa e Descolonização e Voluntarismo